Connect with us

Política

BREAKING: Argentinos apoiam reformas duras; Milei derrota o Peronismo

Published

on

BREAKING: Argentinos apoiam reformas duras; Milei derrota o Peronismo


A coalizão La Libertad Avanza obteve uma vitória clara nas eleições legislativas deste domingo – um resultado (mais uma vez) acima das projeções dos institutos de pesquisas e que mantém vivo o projeto de reformas econômicas de livre mercado de Javier Milei.

Em nível nacional, os candidatos de Milei e seus aliados ficaram com cerca de 41% dos votos, contra 32% da Fuerza Patria, o bloco da oposição peronista.

“Hoje superamos o ponto crítico e começamos a restaurar a glória perdida da Argentina,” festejou Milei.

Ele disse que “o povo argentino decidiu deixar para trás cem anos de decadência e persistir no caminho da liberdade, do progresso e do crescimento.”

boopo javier milei

“Devemos fortalecer o caminho reformista nos próximos dois anos para consolidar o crescimento e a decolagem definitiva da Argentina,” afirmou o Presidente.

O Governo ganhou em praticamente todas as principais regiões do país, e empatou com a oposição na Província de Buenos Aires, uma tradicional fortaleza peronista, onde Milei havia sofrido uma dura derrota há pouco mais de um mês nas eleições legislativas locais. (Com 97% das urnas apuradas, a LLA ganhava por 1%.)

Assim que começaram a surgir os primeiros resultados, a partir das 21h, o ETF ARGT – uma cesta de ações argentinas em dólares – entrou em forte alta acima de 10%, e o peso se fortaleceu cerca de 8% no mercado de criptomoedas.

O resultado da eleição trará uma renovação de metade da Câmara e de um terço do Senado.

O partido de Milei aumentou 44 cadeiras na Câmara, indo a 81. No Senado, saiu de 6 para 18; o peronismo perdeu 6, mas ainda tem 28 senadores dos 72 senadores.

O peronismo também segue como a maior força na Câmara, ao manter 99 das 257 cadeiras. Mas o Governo poderá conquistar maioria se atrair os votos do partido Proposta Republicana (PRO), de Mauricio Macri, que terá 23 cadeiras, e de outros partidos de centro. 

Foi uma votação marcada pelo menor índice de participação desde a redemocratização em 1983: desta vez, foram às urnas apenas 68% dos eleitores.

O triunfo de Milei será festejado na Casa Branca – que anunciou um pacote de ajuda à Argentina na última semana – e deve ser lido como mais uma vitória da centro-direita na América Latina, depois da eleição boliviana da semana passada.









Source link

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Panorama Geral RJ.