Connect with us

Saúde

Meningite mata criança de 11 anos em Praia Grande (SP) – 27/10/2025 – Equilíbrio e Saúde

Published

on

Meningite mata criança de 11 anos em Praia Grande (SP) – 27/10/2025 – Equilíbrio e Saúde


Uma menina de 11 anos morreu neste domingo (26), na Praia Grande, litoral paulista, de meningite tipo C. A prefeitura do município conformou o óbito pela doença.

A criança foi monitorada pela Vigilância Epidemiológica e permaneceu internada no Hospital Irmã Dulce.

Ainda quando da suspeita do caso, as pastas de Saúde Pública e Educação colocaram em prática uma série de ações, como a vistoria e higienização total da Escola Municipal Cidade da Criança, onde ela estudava.

Além disso, técnicos do setor de vigilância epidemiológica estiveram na unidade escolar para orientar pais dos demais alunos e também os profissionais da Educação sobre a importância da vacinação, higienização e também do não compartilhamento de objetos.

Segundo a prefeitura, as secretarias municipais de Saúde Pública e Educação estão prestando a atenção necessária à família, aos alunos, pais e funcionários da unidade escolar.

Até o momento, nenhum outro aluno ou familiar da criança apresentou qualquer tipo de sintoma que possa estar relacionado à doença.

A reportagem perguntou se a menina estava vacinada e onde teria sido infectada, mas o órgão não respondeu.

Meningite

É um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A inflamação pode ser causada por diversos agentes, a exemplo de vírus, bactérias e também fungos. Dos casos de meningites no Brasil, a meningite bacteriana causada pelo meningococo Neisseria meningitidis do sorogrupo C, é a segunda mais frequente, logo após as meningites virais.

Os sintomas são febre alta, rigidez do pescoço, dor de cabeça, mal-estar, náusea, vômito, fotofobia e confsão mental.

A transmissão se dá por vias respiratórias e o compartilhamento de objetos infectados.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. No SUS (Sistema Único de Saúde) são aplicadas duas doses da vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses. O reforço é feito com a vacina meningocócica ACWY, aos 12 meses.

Quem estiver com o calendário vacinal atrasado deve ir à UBS de referência para atualização.



Fonte

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Panorama Geral RJ.